quarta-feira, 4 de março de 2009

Comente sobre a gaiola de Faraday e o poder das pontas


Faça um breve comentario sobre estes dois itens e suas aplicações atualmente. Não esqueça de se identificar com nome, classe e escola.

34 comentários:

  1. Oi , tudo bom?
    Você vem sempre aqui?

    André.

    ResponderExcluir
  2. Oi Professor Anderson!

    As regiões mais pontiagudas ou de menor raio são aquelas que tem mais tendência de ser carregadas eletricamente. Isso expressa o Poder das pontas

    A Gaiola de faraday foi um experimento de Faraday (lógico) em que um condutor em equilíbrio, a eletricidade é distribuída somente na parte externa.

    Vlwww!!!

    ResponderExcluir
  3. MELINA MENDES VERNIL 1º MÉDIO
    ADVENTISTA - SCS

    Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, idéias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refractor e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contributo de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.
    Desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termómetro de Galileu e o percursor do relógio de pêndulo. O método empírico, defendido por Galileu, constitui um corte com o método aristotélico mais abstrato utilizado nessa época, devido a este Galileu é considerado como o "pai da ciência moderna".

    ResponderExcluir
  4. BIANCA SERACHIANI - 1º MÉDIO
    ADVENTISTA - SCS
    Galileu foi o primeiro a contestar as afirmações de Aristóteles, que, até aquele momento, havia sido o único a fazer descobertas sobre a física. Neste período ele fez a balança hidrostática, que, posteriormente, deu origem ao relógio de pêndulo. A partir da informação da construção do primeiro telescópio, na Holanda, ele construiu a primeira luneta astronômica e, com ela, pôde observar a composição estelar da Via Látea, os satélites de Júpiter, as manchas do Sol e as fases de Vênus. Esses achados astronômicos foram relatados ao mundo através do livro Sidereus Nuntius (Mensageiro das Estrelas), em 1610. Foi através da observação das fases de Vênus, que Galileu passou a enxergar embasamento na visão de Copérnico (Heliocêntrico – O Sol como centro do Universo) e não na de Galileu, onde a Terra era vista como o centro do Universo.
    Por sua visão heliocêntrica, o astrônomo italiano teve que ir a Roma em 1611, pois estava sendo acusado de herege. Condenado, foi obrigado a assinar um decreto do Tribunal da Inquisição, onde declarava que o sistema heliocêntrico era apenas uma hipótese. Contudo, em 1632, ele voltou a defender o sistema heliocêntrico e deu continuidade aos seus estudos.
    Muitas idéias fundamentadas por Aristóteles foram colocadas em discussão por indagações de Galilei. Entre elas, a dos corpos leves e pesados caírem com velocidades diferentes. Segundo ele, os corpos leves e pesados caem com a mesma velocidade.
    Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Contudo, uma de suas obras (sobre mecânica) foi publicada mesmo com a proibição da Igreja, pois seu local de publicação foi em zona protestante, onde a interferência católica não tinha influência significativa. A mesma instituição que o condenou o absolveu muito tempo após a sua morte, em 1983.

    ResponderExcluir
  5. TAYNÃ DOS SANTOS 1º MÉDIO - ADVENTISTA SCS

    Físico, Matemático e astrônomo Italiano, Galileu Galilei (1564-1642) descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Por pouco Galileo não seguiu a carreira artística. Um de seus primeiros mestres, d. Orazio Morandi, tentou estimulá-lo a partir da coincidência de datas com Michelângelo (que havia morrido três dias depois de seu nascimento). Seu pai queria que fosse médico, então desembarcou no porto de Pisa para seguir essa profissão. Mas era um péssimo aluno e só pensava em fazer experiências físicas (que, na época, era considerada uma ciência de sonhadores).
    Aristóteles era o único que havia 1983. descoberto algo sobre a Física, ninguém o contestava, até surgir Galileu. Foi nessa época que descobriu como fazer a balança hidrostática, que originaria o relógio de pêndulo. A partir de um folheto construiu a primeira luneta astronômica em Veneza. Fez observações da Via Láctea a partir de 1610 que o levaram a adotar o sistema de Copérnico. Pressionado pela Igreja, foi para Florença, aonde concluiu com seus estudos que o Centro Planetário era o Sol e não a Terra, essa girava ao redor dele como todos os planetas. Foi condenado pela inquisição e teve que negar tudo no tribunal. Colocou em discussão muitas idéias do filósofo grego Aristóteles, entre elas o fato de que os corpos pesados caem mais rápido que os leves, com a famosa história de que havia subido na torre de Pisa e lançado dois objetos do alto. Essa história nunca foi confirmada, mas Galileu provou que objetos leves e pesados caem com a mesma velocidade. Ao sair do tribunal, disse uma frase célebre: "Epur si Muove!", traduzindo, " e com tudo ela se move ". Morreu cego e condenado pela igreja, longe do convívio público. 341 anos após a sua morte, em 1983, a mesma igreja, revendo o processo,decidiu pela sua absolvição.
    Principais Realizações
    • A Luneta Astronômica, com a qual descobriu, entre outras coisas, as montanhas da Lua, os satélites de Júpiter, as manchas solares, e, principalmente, os planetas ainda não conhecidos.
    • A balança hidrostática
    • O compasso geométrico e militar
    • Foi o primeiro a contestar as idéias de Aristóteles
    • Descobriu que a massa não influi na velocidade da queda

    BEEIJOS LIINDOO! :*

    ResponderExcluir
  6. Nome:Paloma Medeiros Vidal Ano:1ºB
    Colegio:Colegio Adventista Diadema

    Galileu Galilei
    Físico, matemático e astrônomo italiano
    15/02/1564, Pisa (Itália)
    08/01/1642, Arcetri (Itália)
    O pai de Galileu Galilei, o compositor florentino Vicenzo, queria que ele fosse médico e o mandou estudar em Pisa. Mas o jovem estava mais interessado em física e matemática. A vocação do aluno também descontentou um professor Orazio Morandi, quEm 1609, construiu um telescópio muito melhor que os existentes e explorou os céus como nunca fora feito antes. Além de estudar as constelações Plêiades, Órion, Câncer e a Via Láctea, descobriu as montanhas lunares, as manchas solares, o planeta Saturno, os satélites de Júpiter e as fases de Vênus. As descobertas foram publicadas no livro "Siderus nuntius" ("Mensageiro das estrelas"), em 1610.
    e o estimulava a seguir a carreira artística.

    ResponderExcluir
  7. Este fenômeno ocorre porque, em um condutor eletrizado a carga tende a se acumular nas regiões pontiagudas. Em virtude disso, o campo elétrico próximo às pontas do condutor é muito mais intenso que nas nas proximidades das regiões mais planas.

    Gaiola de Faraday foi um experimento conduzido por Michael Faraday para provar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora.

    ResponderExcluir
  8. Nome:Jefferson Ap. da Silva 3º Médio CAD

    Fala professor!

    Gaiola de Faraday foi um experimento conduzido por Michael Faraday para provar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora, como exemplo podemos citar o Gerador de Van de Graaff.

    No experimento de Faraday foi utilizada uma gaiola metálica, que era eletrificada e um corpo dentro da gaiola poderia permanecer lá, isolado e sem levar nenhuma descarga elétrica.


    Poder das Pontas


    Em um condutor elétrico (para nós, o pára-raios) eletrizado as cargas elétricas tendem a se concentrar nas suas pontas. Em virtude disso, o campo elétrico próximo a essas regiões do condutor é muito mais intenso que nas demais regiões. Disso resulta um aumento na força de repulsão elétrica entre as cargas. Isso faz com que as cargas elétricas se "empurrem" até que alguma delas "caia fora da ponta". Por esse motivo as cargas elétricas podem, com maior facilidade, escoar para fora do condutor e, se deslocam livremente pelo meio ambiente (no caso em questão, o ar).

    Abração professor!

    ResponderExcluir
  9. AUGUSTO DANTAS - 3º EM - COLÉGIO ADVENTISTA DE DIADEMA

    A gaiola de Faraday , pode ser considerada uma BLINDAGEM ELÉTRICA que em certas situações pode impedir a entrada de pertubações produzidas por fatores externos.Este experimento feito por Faraday serviu para mostrar que uma superfície condutora eletrizada , possui um campo elétrico nulo dentro dela.

    ResponderExcluir
  10. AUGUSTO DANTAS - 3ºEM - Colégio Adventista de Diadema

    A eletricidade se acumula muito mais fácil em regiões curvas , e as PONTAS são regiões extremamente curvas.Portanto, nas pontas dos corpos eletrizados há uma quantidade muito maior de energia , do que as regiões não pontudas! entendeu ? rsrsr

    Abço professor!

    ResponderExcluir
  11. Henrique Marcel, 3º EM. Colégio Adventista Diadema - segundo o senhor, o melhor ;D

    Boom, o que podemos dizer á respeito de a Gaiola de Faraday? A Gaiola de Faraday, nada mais é, do que uma blindagem elétrica. Resumindo, seria uma superfície condutora que envolve e delimita uma região do espaço, impedindo em certas situações a entrada de perturbações produzidas por campos elétricos ou eletromagnéticos externos.
    A blindagem é feita com um material condutor, que funciona impedindo a entrada de campos eletrostáticos ou eletromagnéticos de onda que sejam superiores ao tamanho da malha. Uma aplicação muito eficácia da Gaiola de Faraday, é o avião. Que constantemente está no céu e pode ser atingido por raios e descargas muito altas de eletricidade. Além de outras aplicações como: o gabinete de um computador, um forno de microondas, um carro.

    Outro assunto é o Poder das Pontas. As regiões de menor raio ou mais pontiagudas de um condutor eletrizado apresentam um campo elétrico mais intenso e um maior número de cargas distribuídas. Essa propriedade é o poder das pontas.É devido à esse fenômeno que nos dias de chuvas intensas não se recomenda se abrigar sob árvores ou em lugares mais altos.

    Obrigado ;)

    ResponderExcluir
  12. A gaiola de Faraday, foi um experimento do Michael Faraday con condutora não necessariamente continuar sendo condutora,podendo ser constituída por uma rede metálica. Um exemplo, que usamos muito hoje é o microondas que tem uma peneira de metal ,pois tem pequenos poros suficientes para a passagem da luz .
    Também serve para garantir a segurança de instalações perigosas como paióis e locais de preparação de explosivos.
    A gaiola metálica é muito interessante,pois quando ela é atingida pelos raios ela tem sua defesa protegendo os instrumentos que estiverem guardados ou qualquer outra coisa.

    O poder das pontas é um condutor eletrizado a carga tende a se acumular nas regiões pontiagudas. Por isso, o campo elétrico próximo às pontas do condutor é mais intenso do que nas proximidades das regiões planas.
    Portanto, nos dias de chuvas intensas não se recomenda se abrigar sob árvores ou em lugares mais altos. Aproxime um braço, ou a cabeça sua, de um terminal da máquina eletrostática. Verá que os pêlos do braço, ou os cabelos, ficarão eriçados, porque são pontas que se eletrizam facilmente.

    ResponderExcluir
  13. Natália Pereira Rocco,3°Médio, Adventista Diadema,n°25

    A gaiola de Faraday, foi um experimento do Michael Faraday con condutora não necessariamente continuar sendo condutora,podendo ser constituída por uma rede metálica. Um exemplo, que usamos muito hoje é o microondas que tem uma peneira de metal ,pois tem pequenos poros suficientes para a passagem da luz .
    Também serve para garantir a segurança de instalações perigosas como paióis e locais de preparação de explosivos.
    A gaiola metálica é muito interessante,pois quando ela é atingida pelos raios ela tem sua defesa protegendo os instrumentos que estiverem guardados ou qualquer outra coisa.

    O poder das pontas é um condutor eletrizado a carga tende a se acumular nas regiões pontiagudas. Por isso, o campo elétrico próximo às pontas do condutor é mais intenso do que nas proximidades das regiões planas.
    Portanto, nos dias de chuvas intensas não se recomenda se abrigar sob árvores ou em lugares mais altos. Aproxime um braço, ou a cabeça sua, de um terminal da máquina eletrostática. Verá que os pêlos do braço, ou os cabelos, ficarão eriçados, porque são pontas que se eletrizam facilmente.

    ResponderExcluir
  14. Natália Pereira Rocco Adventista de Diadema 3ºano

    A gaiola de Faraday, foi um experimento do Michael Faraday con condutora não necessariamente continuar sendo condutora,podendo ser constituída por uma rede metálica. Um exemplo, que usamos muito hoje é o microondas que tem uma peneira de metal ,pois tem pequenos poros suficientes para a passagem da luz .
    Também serve para garantir a segurança de instalações perigosas como paióis e locais de preparação de explosivos.
    A gaiola metálica é muito interessante,pois quando ela é atingida pelos raios ela tem sua defesa protegendo os instrumentos que estiverem guardados ou qualquer outra coisa.

    O poder das pontas é um condutor eletrizado a carga tende a se acumular nas regiões pontiagudas. Por isso, o campo elétrico próximo às pontas do condutor é mais intenso do que nas proximidades das regiões planas.
    Portanto, nos dias de chuvas intensas não se recomenda se abrigar sob árvores ou em lugares mais altos. Aproxime um braço, ou a cabeça sua, de um terminal da máquina eletrostática. Verá que os pêlos do braço, ou os cabelos, ficarão eriçados, porque são pontas que se eletrizam facilmente.

    ResponderExcluir
  15. Bruna Dantas, 3ºAno , Colégio : Adeventista de Diadema

    O poder das pontas é um fenômeno que acontece quando as regiões de menor raio ou mais pontiagudas de um condutor eletrizado apresentam um campo elétrico mais intenso e um maior número de cargas distribuídas. Essa propriedade é o poder das pontas ,como exemplo os pára-raios e algumas normas de segurança na proteção contra relâmpagos tem seu fundamento no poder das pontas.


    A Gaiola deFaraday seria uma blindagem elétrica, ou seja, uma superfície condutora que envolve uma determinada região do espaço e que pode, em certas situações, impedir a entrada de perturbações produzidas por campos elétricos e ou eletromagnéticos externos.

    ResponderExcluir
  16. Nome: Tatiane Junqueira Souza nº34 (3ºM)
    Colégio: Adventista Diadema (CAD)

    *O Poder das Pontas:

    O Poder das Pontas é um fenômeno relacionado com o conceito de rigidez dielétrica.
    De acordo com ele, as regiões pontiagudas (ou objetos com pontas) são mais facilmente eletrizadas do que os objetos (ou regiões) planos. Por isso, não é recomendado ficar embaixo de árvores em dias de chuva.
    As pontas apresentam três características:
    *Uma ponta se eletriza mais fácil do que uma região não pontuda
    *Um corpo já eletrizado, caso possua pontas, dificilmente se matem estável, pois as pontas perdem carga elétrica mais facilmente do que as outras regiões
    *Se um corpo está eletrizado, uma ponta tem sobre os outros corpos uma ação muito mais forte do que as regiões não pontudas

    *Gaiola de Faraday:

    A Gaiola de Faraday foi um experimento realizado por Michael Faraday, no qual é comprovado que uma superfície condutora eletrizada possui um campo elétrico nulo em seu interior, uma vez que as cargas se distribuem homogeneamente nas extremidades da superfície.
    Para comprovar sua teoria, Faraday utilizou uma gaiola eletrizada com um corpo dentro dela, de modo que o corpo não recebeu nenhuma descarga elétrica.
    Um bom exemplo desse experimento é o Gerador de Van de Graaff.

    ResponderExcluir
  17. Ulysses Taylor, 3°E.M., Diadema

    Poder das pontas:
    Quando um corpo é eletrizado, as cargas de mesmo sinal se afastarão, porém isso só ocorrerá na superfície do corpo, dentro do corpo seu campo será sempre zero. Se o corpo eletrizado for esférico, (igual em todos os pontos), a distribuição das cargas será uniforme, mas se a superfície em questão tiver uma ponta, essa região será a região onde se concentram mais caragas.
    O poder das pontas é basicamente o acúmulo de cargas em regiões pontiagudas do condutor.

    Gaiola de Faraday:
    Recebeu o nome em homenagem a seu inventor Michael Faraday. Ele construiu essa gaiola para provar que estava certo em dizer que no interior de um condutor não há campo elétrico.
    A gaiola que contruiu era grande o suficiente para que ele mesmo coubesse nela, ele a revestiu com um material condutor e a isolou da terra, então entrou nele com um eletroscópio e mandou que dessem descargas elétricas intensas na gaiola. No final o eletroscópio não acusou nenhuma prença de campo elétrico, e menos ainda o próprio Faraday.

    ResponderExcluir
  18. Gaiola de Faraday.

    Introdução.
    foi um experimento conduzido por Michael Faraday (foi um físico e químico britânico, sendo considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos) para provar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora.

    O que é a Gaiola de Faraday?
    A gaiola de Faraday é uma gaiola de barras de metal ou uma caixa de telas de metal onde ele ficava dentro, enquanto descargas elétricas artificiais semelhantes à raios de tempestadas estouravam à sua volta e ele ficava seguro dentro da gaiola. Os raios eram gerados por bobinas enormes do lado de fora da gaiola.

    Para que serve essa dita cuja?rs
    Elas servem para minimizar as interferências eletromagnéticas em equipamentos sensíveis, tais como microfones e equipamentos rádio. As gaiolas de Faraday também são utilizadas em SPDA(Benjamin Franklin que o desenvolveu), Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, o famoso e temeroso pára-raios. Para proteger um prédio, além dos captores convencionais, são interligados a uma rede de cabos de cobre que envolvel o prédio formando uma gaiola de Faraday.

    Comentário: A Gaiola de Faraday é bastante eficaz, impedir a entrada de perturbações produzidas por campos elétricos e eletromagnéticos externos.

    KAMILA DIAS, 3º EM COLÉGIO ADVENTISTA DE DIADEMA 15/03/09.

    ResponderExcluir
  19. PODER DAS PONTAS..
    Em um condutor elétrico, pára-raios, eletrizado as cargas elétricas tendem a se concentrar nas suas pontas. O campo elétrico próximo a essas regiões do condutor é muito mais intenso que nas demais regiões. Disso resulta um aumento na força de repulsão elétrica entre as cargas. Isso faz com que as cargas elétricas se "empurrem" até que alguma delas "caia fora da ponta". Por isso as cargas elétricas podem, com maior facilidade, escoar para fora do condutor e, se deslocam livremente pelo meio ambiente, em relação ao ar.

    Kamila Dias da Silva, 3º EM, Colégio Adventista de Diadema.

    ResponderExcluir
  20. Nome: Gabriela de Moraes Machado
    Colégio Adventista de Diadema 3ºEM

    A Gaiola de Faraday é uma superfície condutora que envolve uma dada região do espaço e que pode, em certas situações, impedir a entrada de perturbações produzidas por campos elétricos e ou eletromagnéticos externos.


    O Poder das Pontas ocorre porque, em um condutor eletrizado a carga tende a se acumular nas regiões pontiagudas. Em virtude disso, o campo elétrico próximo às pontas do condutor é muito mais intenso que nas nas proximidades das regiões mais planas.

    ResponderExcluir
  21. eae professor... só vc mesmo pra dar esses trabalhos e acabar com o meu domingo em...

    A gaiola de Faraday, basicamente uma gaiola feita de um material condutor, apenas impede a entrada de campos eletrostáticos se o comprimentos de onda for superiores ao tamanho da malha. Assim que o comprimento de onda se aproxima do tamanho da malha a gaiola deixa de ser eficaz como você pode ver para dentro de uma simples gaiola de pássaro a radiação luminosa, de comprimento muito inferior ao tamanho da malha, passa perfeitamente, de modo que você poderá observar o pássaro e todo o interior da gaiola.

    ResponderExcluir
  22. KARINA RUIZ Nº 19 - 3º ENSINO MÉDIO.
    COLÉGIO ADVENTISTA DE DIADEMA.



    GAIOLA DE FARADAY

    Gaiola de Faraday foi um experimento conduzido por Michael Faraday para provar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora.

    PODER DAS PONTAS

    A energia costuma se fixar nas areas mais pontiagudas de um corpo. Isso faz com que a quantidade de energia armazenada nelas sejam maiores do que no restante de um corpo.

    ResponderExcluir
  23. Ricardo Leal - 3º Médio - Colégio Adventista de Diadema

    Gaiola de Faraday

    Michael Faraday foi o inventor dessa gaiola, ele a fez para provar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior.
    E para explicar melhor essa gaiola, existem 2 leis:
    1ª - Nos condutores em equilíbrio a eletricidade é distribuída apenas na superfície externa ; no seu interior não há traço de eletricidade.
    2ª - No equilíbrio elétrico a força elétrica no interior dos condutores completamente fechados e desprovidos de corpos eletrizados é nula.
    A gaiola de Faraday foi adotada para proteger instrumentos e aparelhos de grande sensibilidade colocados no seu interior. Também serve para garantir a segurança de instalações perigosas como paióis e locais de preparação de explosivos. A proteção de edifícios contra descargas atmosféricas é outra aplicação da gaiola. Devido a esta função de proteção, a gaiola também é conhecida como écran eletrostático.
    Resumindo, seria uma superfície condutora que envolve e delimita uma região do espaço, impedindo em certas situações a entrada de perturbações produzidas por campos elétricos ou eletromagnéticos externos.

    Poder das Pontas

    Este fenômeno ocorre porque, em um condutor eletrizado a carga tende a se acumular nas regiões pontiagudas. Em virtude disso, o campo elétrico próximo às pontas do condutor é muito mais intenso que nas proximidades das regiões mais planas. É devido à esse fenômeno que nos dias de chuvas intensas não se recomenda se abrigar sob árvores ou em lugares mais altos .
    Uma ponta sempre se eletriza mais facilmente do que uma região não pontuda.
    Se um corpo já está eletrizado, uma ponta perde carga elétrica mais facilmente do que as regiões não pontudas; por este motivo é difícil manter-se eletrizado um corpo que possua pontas.
    Se um corpo está eletrizado, uma ponta tem sobre os outros corpos uma ação muito mais forte do que as regiões não pontudas.
    Numa experiência com um imã de alto falante, um clipe e uma esfera de aço, é possível identificar perfeitamente a capacidade elétrica da ponta do clipe ao ser descarregada sobre a esfera de aço na região magnética do imã.

    ResponderExcluir
  24. Ana Claudia 3° ano Colegio Adventista de Diadema....

    Gaiola de Faraday:Foi um experimento para provar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora, como exemplo podemos citar o Gerador de Van de Graaff.No experimento de Faraday foi utilizada uma gaiola metálica.

    Poder das Pontas:Este fenômeno ocorre porque, em um condutor eletrizado a carga tende a se acumular nas regiões pontiagudas. Em virtude disso, o campo elétrico próximo às pontas do condutor é muito mais intenso que nas proximidades das regiões mais planas. É devido a esse fenômeno que nos dias de chuvas intensas não se recomenda se abrigar sob árvores ou em lugares mais altos.

    Bjs prof

    ResponderExcluir
  25. Poder das pontas em eletricidade, se vc tiver uma ponta vertical em um campo aberto, sem dúvida se for cair um raio nas imediações atingirá a ponta. Este princípio é usado pelos para-raios, entre outras

    ResponderExcluir
  26. Juliana Oriel, 3º médio - Diadema

    A Gaiola de Faraday
    Michel Faraday utilizou uma gaiola metálica eletrizada, onde um corpo poderia permanecer dentro, isolado e sem ser eletrizado. As cargas permaneciam em volta e o interior dessa superfície permanecia nulo.

    O poder das pontas

    Em um condutor eletrizado, a carga tende a permanecer nas regiões pontiagudas, é por isso que o campo elétrico é muito mais intenso nas pontas do condutor

    ResponderExcluir
  27. Gabriel Borges 3º EM Colégio Adventista de Diadema

    Gaiola de Faraday:
    É uma blindagem elétrica, ou seja, uma superfície condutora que envolve uma dada região do espaço e que pode, em certas situações, impedir a entrada de perturbações produzidas por campos elétricos e ou eletromagnéticos externos.

    O poder das pontas:
    Em um condutor eletrizado a carga tende a se acumular nas regiões pontiagudas. Em virtude disso, o campo elétrico próximo às pontas do condutor é muito mais intenso que nas nas proximidades das regiões mais planas. É devido à esse fenômeno que nos dias de chuvas intensas não se recomenda se abrigar sob árvores ou em lugares mais altos.

    Ta ai Prof :D

    ResponderExcluir
  28. RONY DE MELO DANTAS - 3° Médio - Colégio Adventista de Diadema

    Poder das Pontas >

    Na proximidade dos corpos existem sempre no ar átomos e moléculas ionizadas. Havendo grande concentração de cargas elétricas numa ponta (zona pontiaguda) dum corpo, haverá atração
    para a ponta dos iões de sinal contrário às cargas na ponta e repulsão dos iões com o mesmo sinal. Os iões que são atraídos provocam a descarga da ponta. Por sua vez, os movimentos de partículas junto da ponta originam novas ionizações no ar e o fenómeno de descarga da ponta aumenta. A esta capacidade de os corpos eletrizados se descarregarem pelas pontas chama-se poder das pontas.

    Gaiola de faraday >

    Gaiola de Faraday foi um experimento conduzido por Michael Faraday para provar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora, como exemplo podemos citar o Gerador de Van de Graaff.

    No experimento de Faraday foi utilizada uma gaiola metálica, que era eletrificada e um corpo dentro da gaiola poderia permanecer lá, isolado e sem levar nenhuma descarga elétrica.


    Vlwwww s2 Lessa aeheuheuheu

    ResponderExcluir
  29. KIM ALEXIES Colégio Adventista de Diadema 3°m

    Gaiola de Faraday

    A Gaiola de Faraday, nada mais é, do que uma blindagem elétrica. Resumindo, seria uma superfície condutora que envolve e delimita uma região do espaço, impedindo em certas situações a entrada de perturbações produzidas por campos elétricos ou eletromagnéticos externos.
    A blindagem é feita com um material condutor, que funciona impedindo a entrada de campos eletrostáticos ou eletromagnéticos de onda que sejam superiores ao tamanho da malha. Quanto mais o comprimento da onda se aproximar do tamanho da malha, a blindagem vai deixando de ser eficaz.

    Poder das pontas

    Uma ponta é uma região muito curva. E como a eletricidade se acumula mais nas regiões mais curvas, quando um corpo eletrizado tem uma ponta, nela há grande acúmulo de carga elétrica. Numa ponta a densidade elétrica é sempre maior do que nas regiões não pontudas. Com as pontas se dão os três fatos seguintes:

    1º uma ponta sempre se eletriza mais facilmente do que uma região não pontuda;

    2° se um corpo já está eletrizado, uma ponta perde carga elétrica mais facilmente do que as regiões não pontudas; por este motivo é difícil manter-se eletrizado um corpo que possua pontas;

    3° se um corpo está eletrizado, uma ponta tem sobre os outros corpos uma ação muito mais forte do que as regiões não pontudas.

    Esses três fatos são conhecidos como “poder das pontas”. Eles podem ser observados com experiências muito simples.

    :DD Até mais prof lassie shAUISha

    Zuera shaIUSau

    ResponderExcluir
  30. oséias CAD 3°M

    poder das pontas

    Em um condutor elétrico (para nós, o pára-raios) eletrizado as cargas elétricas tendem a se concentrar nas suas pontas. Em virtude disso, o campo elétrico próximo a essas regiões do condutor é muito mais intenso que nas demais regiões. Disso resulta um aumento na força de repulsão elétrica entre as cargas. Isso faz com que as cargas elétricas se "empurrem" até que alguma delas "caia fora da ponta". Por esse motivo as cargas elétricas podem, com maior facilidade, escoar para fora do condutor e, se deslocam livremente pelo meio ambiente (no caso em questão, o ar)

    gaoila de faraday

    Gaiola de Faraday foi um experimento conduzido por Michael Faraday para provar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora, como exemplo podemos citar o Gerador de Van de Graaff.

    ResponderExcluir
  31. Monique Evelyn Christiani (Moni) 3ºÃO Adventista de Diadema XD'

    E aii psorrrrr Locãoo, Gueto?


    Bom primeiro, vou comentar sobre o poder das Pontas.Eu aprendi, que uma ponta por ser curva sempre se eletriza mais facilmente que uma região não pontuda.se um corpo já está eletrizado, uma ponta perde carga elétrica mais facilmente do que as regiões não pontudas.se um corpo está eletrizado, uma ponta tem sobre os outros corpos uma ação muito mais forte do que as regiões não pontudas.


    Gaiola de Faraday
    Foi um experimento feito por Michael Faraday, para provar que a superficie condutora eletrisada, tem campo eletrico nulo em seu interior. No experimento dele, ele ultilizou uma gaiola metalica, e um corpo dentro dessa gaiola podia permanecer lá, isolado sem levar nenhuma descarga elétrica.

    Bjus.

    ResponderExcluir
  32. Eduardo Justino W. Silva Nº6 - 3ºM Colégio Adventista de Diadema.

    GAIOLA DE FARADAY.

    Gaiola de Faraday foi um experimento conduzido por Michael Faraday para provar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora, como exemplo podemos citar o Gerador de Van de Graaff.
    No experimento de Faraday foi utilizada uma gaiola metálica, que era eletrificada e um corpo dentro da gaiola poderia permanecer lá, isolado e sem levar nenhuma descarga elétrica.

    PODER DAS PONTAS

    A carga elétrica em excesso num corpo condutor distribui-se apenas pela superfície exterior do corpo e concentra-se nas zonas mais pontiagudas (ou de menor raio), rarefazendo-se nas restantes.
    Na proximidade dos corpos existem sempre no ar átomos e moléculas ionizadas. Havendo grande concentração de cargas elétricas numa ponta (zona pontiaguda) dum corpo, haverá atração para a ponta dos iões de sinal contrário às cargas na ponta e repulsão dos iões com o mesmo sinal. Os iões que são atraídos provocam a descarga da ponta. Por sua vez, os movimentos de partículas junto da ponta originam novas ionizações no ar e o fenómeno de descarga da ponta aumenta. A esta capacidade de os corpos eletrizados se descarregarem pelas pontas chama-se poder das pontas.

    ResponderExcluir
  33. $ Nayara N. A. F. dos Santos Nº 28 - 3º EM - CAD $


    O QUE É A GAIOLA DE FARADAY?

    Num corpo neutro, as cargas elétricas positivas e negativas distribuem-se pelo corpo.
    Se eletrizarmos o corpo, as cargas em excesso repelem-se mutuamente e concentram-se na periferia do corpo, na sua superfície exterior.
    Passado um curto tempo inicial após a eletrização, o corpo fica em equilíbrio eletrostático, não havendo movimentos de cargas elétricas a nível macroscópico.
    Estes fatos comprovou experimentalmente Michael Faraday ao encerrar-se no interior de uma gaiola condutora, onde verificou não haver manifestação de fenômenos elétricos no seu interior.
    Uma gaiola de Faraday, para além de ser condutora, não necessita ser contínua, podendo ser constituída por uma rede metálica. Desta configuração lhe veio o nome de gaiola. A verificação do seu comportamento elétrico pode ser feita colocando pêndulos elétricos nas suas paredes interiores e exteriores e eletroscópios no seu interior. Não havendo cargas elétricas no seu interior, verifica-se que, ao eletrizar a gaiola por contato com um gerador eletrostático, os pêndulos exteriores se desviam das paredes, acusando a sua eletrização, enquanto os interiores permanecem imóveis, assim como as folhas dos eletroscópios, comprovando a não existência de cargas elétricas no interior da gaiola.

    Duas leis de Faraday sintetizam as observações experimentais.

    1ª lei de Faraday: Nos condutores em equilíbrio a eletricidade é distribuída apenas na superfície externa ; no seu interior não há traço de eletricidade.

    2ª lei de Faraday: No equilíbrio elétrico a força elétrica no interior dos condutores completamente fechados e desprovidos de corpos eletrizados é nula.

    A gaiola de Faraday foi adoptada para proteger instrumentos e aparelhos de grande sensibilidade colocados no seu interior. Também serve para garantir a segurança de instalações perigosas como paióis e locais de preparação de explosivos. A protecção de edifícios contra descargas atmosféricas é outra aplicação da gaiola. Devido a esta função de proteção, a gaiola também é conhecida como écran eletrostático.



    = PODER DAS PONTAS =

    Em um condutor elétrico (para nós, o pára-raios) eletrizado as cargas elétricas tendem a se concentrar nas suas pontas. Em virtude disso, o campo elétrico próximo a essas regiões do condutor é muito mais intenso que nas demais regiões. Disso resulta um aumento na força de repulsão elétrica entre as cargas. Isso faz com que as cargas elétricas se "empurrem" até que alguma delas "caia fora da ponta". Por esse motivo as cargas elétricas podem, com maior facilidade, escoar para fora do condutor e, se deslocam livremente pelo meio ambiente (no caso em questão, o ar).

    ResponderExcluir
  34. Nathalia de Castro Martins 3°MÉDIO CAD.
    A Gaiola de Faraday,
    Nada mais é, do que uma blindagem elétrica. Resumindo, seria uma superfície condutora que envolve e delimita uma região do espaço, impedindo em certas situações a entrada de perturbações produzidas por campos elétricos ou eletromagnéticos externos.
    A blindagem é feita com um material condutor, que funciona impedindo a entrada de campos eletrostáticos ou eletromagnéticos de onda que sejam superiores ao tamanho da malha. Quanto mais o comprimento da onda se aproximar do tamanho da malha, a blindagem vai deixando de ser eficaz.
    Alguns dos princípios eletromagnéticos envolvidos estão nas leis de Faraday:
    1ª lei de Faraday - Nos condutores em equilíbrio a eletricidade é distribuída apenas na superfície externa; no seu interior não há traço de eletricidade.
    2ª lei de Faraday - No equilíbrio elétrico a força elétrica no interior dos condutores completamente fechados e desprovidos de corpos eletrizados é nula.
    A gaiola de Faraday produz uma “blindagem eletrostática” pois o campo elétrico externo produz uma redistribuição dos elétrons livres do condutor, resultando no acúmulo de cargas negativas sobre uma parte da superfície e cargas positivas sobre outra parte. Isto produz um campo elétrico que se superpõe ao campo inicial, de tal modo que o campo total é igual a zero em todos os pontos da gaiola, produzindo também uma alteração da forma das linhas de campo nas vizinhanças da caixa.

    O Poder das Pontas
    É um fenômeno também interessante, relacionado com o conceito de rigidez dielétrica.
    Este fenômeno ocorre porque, em um condutor eletrizado a carga tende a se acumular nas regiões pontiagudas. Em virtude disso, o campo elétrico próximo às pontas do condutor é muito mais intenso que nas proximidades das regiões mais planas. É por causa desse fenômeno que nos dias de chuvas intensas não se recomenda se abrigar sob árvores ou em lugares mais altos.

    Bjo Prof°
    :D

    ResponderExcluir